Presidente Epitácio: criar seu negócio em 54 horas é possível

0
996

Maior evento global de incentivo ao empreendedorismo chega à cidade

A primeira edição da Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio, evento que contará com 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios, já movimenta todo o ecossistema empreendedor e inovador da região. São esperados aproximadamente 100 participantes, de 9 a 11 de novembro, nas dependências do SESI – e os ingressos são limitados.

O Startup Weekend originou-se nos Estados Unidos em 2007 e tem como objetivo fomentar ideias inovadoras em um cenário de incertezas. Presente em mais de 150 países, com quase 200 mil participantes em cerca de 3 mil edições, já se consagrou como o maior evento do mundo deste segmento.

No Brasil, um dos cases de destaque é o aplicativo móvel Easy Taxi, já internacionalizado, em 40 países. Tallis Gomes, participante do Startup Weekend Rio, em 2011, teve essa ideia ali mesmo e hoje é uma referência mundial em empreendedorismo.

Startup Weekend promove conexões, superações… e impacto
Para a líder organizadora da Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio, Jéssica Amorim, o Startup Weekend não é apenas um evento onde se cria startups.

“O Startup Weekend é um evento que conecta pessoas, desenvolve vínculos, mostra que você pode chegar muito além do que imagina ser o seu limite”, aponta.

Segundo ela, o Startup Weekend também pode impactar em experiências que possibilitam observar o cotidiano de uma maneira diferente do habitual.

“Oferecemos, por meio do Startup Weekend, a possibilidade de vivenciar e ser impactado com essa experiência sem ter que ir buscar lá fora”.

Por fim, Presidente Epitácio tem potencial. “Eu acredito e não apenas isso, mas vejo muitos potenciais em nossa cidade, muitas joias que com o incentivo certo podem brilhar muito no mundo”, conclui.

Como são feitos os trabalhos?
Na noite de sexta-feira (9), os participantes se reúnem e apresentam suas ideias. Tudo bem quem não pensou em algo, pode integrar algum grupo que desperte seu interesse.

É normal que surja a necessidade de votação pelas melhores ideias ou que algumas outras se unam. Esse momento é justamente para isso.

Entre a manhã de sábado (10) e noite de domingo (11), os grupos desenvolvem um plano de negócios e validam os desafios a serem resolvidos pela ideia.

Além dos organizadores, técnicos e mentores farão o acompanhamento. Durante todo o processo, os grupos receberão dicas e serão avaliados. O local definido para sediar o evento é estratégico por permitir que os envolvidos saiam às ruas pesquisar e vender suas ideias.

Se preciso for, as ideias serão trabalhadas e retrabalhadas durante essas 54 horas até a avaliação feita pelos jurados. Apenas uma ideia sairá vitoriosa.

Vitrine
Além de empreendedores, organizadores e mentores, potenciais investidores participam da Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade.

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir.

Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos.

• Serviço
A Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio 2018 será realizada entre 18h de sexta-feira, 9 de novembro, e 22h30 de domingo, 11 de novembro. A programação e as inscrições podem sepor intermédio do link http://bit.ly/swepitacio

O local do encontro será o SESI, que fica na rua Domingos Ferreira de Medeiros, 2.113, em Presidente Epitácio.

São esperados cerca de 100 participantes, com idade mínima de 16 anos.

Mais informações sobre como é o Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio podem ser encontradas a partir deste vídeo:

E para já sentir o clima da Techstars Global Startup Weekend Presidente Epitácio 2018, basta curtir a fanpage do Facebook /swpresidenteepitacio

por Thiago Pelusi Vendrami / CNV Comunicação