Em menos de uma semana, Presidente Epitácio tem segunda área de reserva ambiental atingida por incêndio

0
650
Incêndio atingiu Área de Preservação Ambiental (APA) em Presidente Epitácio nesta segunda-feira (23) (Foto: Corpo de Bombeiros/Cedida)

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 90 hectares de mata localizada às margens da SPV-35 foram consumidos pelo fogo. Chamas foram controladas na manhã desta segunda-feira (23).

Um incêndio de grandes proporções, iniciado na madrugada desta segunda-feira (23), em Presidente Epitácio, atingiu cerca de 90 hectares de uma Área de Preservação Ambiental (APA) localizada às margens da SPV-35, uma estrada vicinal que liga o município ao distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio. Na quarta-feira (18), outro incêndio havia atingido uma reserva ambiental da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), também em Presidente Epitácio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de controle às chamas tiveram início às 3h30 desta segunda-feira (23) e foram encerrados por volta das 8h.

Ainda de acordo com a corporação, um caminhão-pipa foi enviado ao local, mas, devido à complexidade da mata, o veículo não conseguiu entrar na área. Os bombeiros utilizaram abafadores e bombas costais para controlar as chamas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, como a ocorrência foi durante a madrugada, não foi possível precisar se animais morreram com o incêndio, que pode ter sido criminoso.

Outro caso

Outro incêndio iniciado na quarta-feria (18) atingiu cerca de 300 hectares da reserva ambiental da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar, a Apoena, em Presidente Epitácio. Conforme o Corpo de Bombeiros, a causa das chamas foi criminosa.

Na ocasião, o ambientalista Djalma Weffort, presidente da associação, informou ao G1 que a quantidade de hectares perdidos equivale a 30% da área total da reserva.

O fogo foi contido na tarde de quinta-feira (19).

FONTE: G1 PRUDENTE

Incêndio atingiu Área de Preservação Ambiental (APA) em Presidente Epitácio nesta segunda-feira (23) (Foto: Corpo de Bombeiros/Cedida)