A Prova Nacional Docente (PND) tem o objetivo de avaliar a formação de concluintes das licenciaturas e subsidiar concursos públicos para ingresso na carreira docente da educação básica pública. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital da edição 2025 e as inscrições ficarão abertas no período entre 14 e 25 de julho.
Todos os estados e o Distrito Federal irão sediar a aplicação da prova, prevista para o dia 26 de outubro. Estudantes concluintes de cursos de licenciatura, inscritos no Enade 2025, participarão automaticamente da avaliação, sem a necessidade de inscrição e com isenção de taxa. Demais interessados devem efetuar a inscrição individualmente, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 31 de julho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Os interessados em efetuar a inscrição devem preencher os dados solicitados, exclusivamente, pelo Sistema PND. “Esta oportunidade permite aos professores concorrerem a uma vaga no sistema público de ensino de todo o país, além disso, a PND visa contribuir para a formulação e a avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de docentes”, comenta o secretário municipal de educação e esportes, Raphael Vilela.

A PND não substituirá os concursos públicos, porém é uma estratégia para aprimorar a qualidade da formação docente no país e auxiliar na captação de profissionais com a formação adequada. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Estância Turística de Presidente Epitácio aderiu a Prova Nacional Docente, e o certame pode ser usado como etapa de seleção ou etapa única em alguns casos.
Cronograma:
PROVA NACIONAL DOCENTE (PND) 2025
Para professores que desejam atuar na rede pública de ensino.
INSCRIÇÕES
14 a 25 de julho de 2025
pnd.inep.gov.br/pnd
Taxa: R$ 85,00
Pagamento até 31 de julho