Por, Dayane Milani
A Secretaria de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio marcou presença na reunião do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), realizada em São Paulo, para discutir investimentos estratégicos no setor. Representando o prefeito André Lima, o secretário André Kuba participou de agendas voltadas ao desenvolvimento do turismo e da cultura no município.
Durante o evento, foram apresentados números expressivos sobre o turismo no Estado. Atualmente, São Paulo é o maior destino turístico do Brasil, e entre 2023 e 2024, 282 obras foram realizadas com verbas do Dadetur, totalizando R$ 271 milhões em investimentos. Para 2025, a previsão é de R$ 615 milhões em repasses para as estâncias turísticas, mas parte desses recursos está contingenciada devido à necessidade de prestação de contas por algumas prefeituras.

“Ao contrário do que muitos pensam, o turismo é a bola da vez. O Estado de São Paulo lidera o setor no Brasil, movimentando 52 segmentos da economia. Precisamos aproveitar essa onda de investimentos para fortalecer nossa cidade”, afirmou André Kuba.
Uma das ações destacadas foi a Academia de Turismo EAD, que disponibilizou 22 mil vagas para capacitação no setor turístico. “Vamos buscar informações sobre os cursos disponíveis e divulgar as oportunidades para os empresários e profissionais de Epitácio. Qualificação é fundamental para impulsionar nosso turismo”, ressaltou o secretário.
A Aprecesp(Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), também reforçou a importância do cadastro de empresas no Cadastur, que atualmente conta com 39.500 empresas registradas. A meta é chegar a 50 mil até o final do ano, e para isso, a Secretaria de Turismo realizará uma força-tarefa para cadastrar os negócios locais. “Esse cadastro é essencial para que Epitácio ganhe mais visibilidade e pontuação no ranking do turismo estadual”, destacou Kuba.
Outro tema debatido foi o Creditur, um programa de financiamento do governo para impulsionar investimentos tanto na iniciativa privada quanto na pública, voltados ao desenvolvimento turístico e econômico.
André Kuba também participou da reunião sobre estruturas náuticas, na qual a rampa do Marajá está incluída. Durante o encontro, foi definido que, apesar das obras estarem previstas para finalizarem em fevereiro, a inauguração oficial ocorrerá em abril.
O secretário também se reuniu com representantes da APAA (Associação Paulista Amigos das Artes), organização que capta recursos do Ministério da Cultura do Estado de São Paulo para a realização de eventos. “Estamos analisando editais que possam incluir Epitácio no cenário cultural do estado, além de buscar recursos para eventos, feiras e o fortalecimento do artesanato local”, afirmou Kuba.
Por fim, o secretário reforçou a importância de Epitácio estar presente na agenda turística do Estado. “Os eventos da cidade podem ser cadastrados no site turismo.sp.gov.br/eventos, garantindo mais visibilidade para nossa programação. Essa é uma oportunidade única para expandirmos nosso turismo e atrairmos novos visitantes”, concluiu.