Anteriormente falamos sobre o retorno de algumas das atividades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Presidente Epitácio e ainda sobre a inclusão de uma nova ferramenta que contribui no auxílio dos pacientes, a horta terapêutica.
O projeto foi iniciado no período pré-pandemia para ajudar na readaptação e socialização dos pacientes, respeitando todas as restrições sanitárias exigidas no momento.
Atualmente, além da horta terapêutica, o CAPS está com atividades como arteterapia, ginásticas e dança. A prática de atividades físicas é uma das maneiras mais eficazes para a melhora da saúde mental. O exercício físico regular pode ter um impacto profundamente positivo na depressão, ansiedade, TDAH e outras doenças que acometem o psicológico. Também alivia o estresse, melhora a memória e estado de humor e promove uma melhora no sono.
Sobre a horta plantada e cultivada pelos pacientes, chegamos ao período de colheita. É interessante ressaltar que para os pacientes é importante ver o resultado positivo de seu esforço e trabalho, do cuidado diário com as hortaliças, a recompensa é uma horta farta e cheia de vida – o que estimula os envolvidos.
O CAPS promove a inserção social das pessoas com transtornos de saúde mental, incluindo a entrada dessas pessoas na rede de saúde mental e dando suporte à rede básica. No CAPS são oferecidos também, além das atividades, atendimentos psicológicos.
Precisa do CAPS? Ele está localizado na Rua Manaus, 5-50, junto ao complexo de saúde.
Heloara Rodrigues / CAPS / AI PMPE