Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório será realizada no município de Pres Epitacio

0
396

De forma a melhorar a busca, diagnóstico e tratamento de pessoas com Tuberculose, a partir da segunda-feira (15/03/2021 a 29/03/2021), a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório.

Será a 1ª Etapa desta Campanha neste ano, buscando detectar casos da doença. Esta campanha será realizada em todo o Estado de São Paulo, visando diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. Em alguns casos, os pacientes demoram a procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

A descoberta precoce e tratamento adequado de pessoas com Tuberculose. Durante os dias da Campanha, as Equipes de Saúde das Unidades Básicas e Unidades Estrategica de Família irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose, estimulando o interrogatório sobre tosse, a identificação dos Sintomáticos Respiratórios, com coleta de escarro e realização de baciloscopia.

Além disto, as pessoas que tiverem sintomas (Sintomáticos Respiratórios) serão orientadas para a coleta do exame, como esta deve ser feita e ainda colherão uma amostra de escarro. Além da tosse persistente por mais de 3 semanas, outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. Dentre estes sintomas, o mais frequente da Tuberculose Pulmonar no adulto é a tosse persistente.

A Tuberculose pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e membranas que envolvem o cérebro. A doença se pega quando o doente tosse, fala ou espirra espalhando no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo contendo o bacilo da Tuberculose. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este agente até o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o bacilo da Tuberculose (Bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.

A melhor maneira de se prevenir a doença, é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose para tratá-los logo, reduzindo a chance de contaminação do ar. E, se o ar não fica contaminado, evita-se a transmissão do bacilo para outras pessoas. Há também medidas de proteção individual, como a vacinação com a vacina BCG e a prevenção com remédio, que se chama quimioprofilaxia. A vacina BCG é aplicada no primeiro mês de vida e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença, nas crianças.

Toda a pessoa que apresente tosse por 3 ou mais semanas deverá procurar uma Unidade de Saúde, para ser avaliado e fazer o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite descobrir aqueles doentes que eliminam os bacilos e que são, portanto, fonte de transmissão.

Os pacientes de tuberculose recebem os remédios gratuitamente e são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do município. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses. Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento e que NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO MESMO COM A MELHORA DOS SINTOMAS. O Tratamento deve ser continuado até ser dada a alta médica. E quando o paciente com tuberculose abandona por conta própria o tratamento, isto possibilita o surgimento de “bacilos de Koch” resistentes aos remédios que hoje usamos para tratar a doença, dificultando o tratamento e podendo levar à morte ainda mais facilmente.

AI PMPE