Arte ocupa “Inova Prudente”

0
580
Foto: Pedro Silva: Grande parte das paredes da Fundação tem grafites realizados por Itamar e seus alunos, e alguns até mesmo com participação de artistas da região

Primeiro saguão da fundação é utilizado como espaço artístico para artistas, com visitação gratuita

A Fundação Inova Prudente, além de ser um centro cultural e tecnológico, agora também é uma galeria de artes, voltada para os artistas da cidade e região. Uma galeria foi inaugurada nos espaços do local, que será fixa no prédio. A exposição contou com trabalhos de alunos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), do idealizador da intervenção, Itamar Xavier de Camargo, Joka, Fran Fuxa, Matheus Toninato e Felipe Índio. Durante a inauguração, na quinta, grafiteiros produziram alguns trabalhos autorias para compor o momento, além da apresentação de um grupo de balé e premiação para alunos do programa Cidadescola, que produziram um livro intitulado “Rimas Animais”. Os escritores lançaram e distribuíram exemplares para os convidados, além de autografá-los.

Para quem tem interesse de conhecer as obras, a galeria se concentra no primeiro saguão da fundação, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. E quem quiser expor seus trabalhos, segundo Itamar, basta procurar a secretaria do Inova para receber o auxílio.

COMO SURGIU

A INICIATIVA
Para quem já visitou as instalações da fundação, é perceptível que o trabalho de Itamar vai além de ensinar arte. Grande parte das paredes tem as cores e personagens retratados pelo artista, seja em forma de quadros, pintados sobre tela, com materiais reutilizados, ou diretamente na massa corrida, com painéis que se estendem do chão até o teto. “A gente começou a decorar o espaço com grafites e com telas que produzimos, e a meses atrás pelo volume de obras, consideramos transformar tudo isso em um espaço de arte popular”, comenta o artista. “É um espaço destinado aos artistas da região. Então, todos são bem-vindos”.

Até o momento existem três trabalhos sendo expostos, porém, não há agendamentos para novas artes chegarem. “O espaço é uma galeria permanente”, pontua Itamar sobre o espaço, que trará oportunidades de expor obras de talentos regionais, que antes não achariam um espaço apresentarem suas obras.

“É UM ESPAÇO DESTINADO AOS ARTISTAS DA REGIÃO, ENTÃO TODOS SÃO BEM-VINDOS”

Itamar Xavier

Fonte: O Imparcial