“É algo inédito no País”, diz Caravina sobre entrega de casas inacabadas pelo Governo Federal e retomadas pelo município em Nova Porto XV

0
647

Unidades fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50 e foram retomadas pelo município e construídas com recursos próprios

O sonho da casa própria se tornou realidade para mais 10 famílias em Bataguassu. Ontem, dia 24 de setembro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, por meio do Núcleo Municipal de Habitação realizou a solenidade de entrega das unidades habitacionais que compõem o Conjunto “Antônio Ferreira de Moraes Filho” (Toninho Bolão), no Distrito de Nova Porto XV.

As casas fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida – Sub 50, parceria entre Governos Federal e Estadual; e município – este último responsável pela destinação de área para construção das habitações.
Inicialmente 40 casas seriam construídas. Em 2015, 30 unidades do programa foram entregues aos beneficiários, investimento de R$ 900.708,00 (em recursos federais e estaduais). As outras 10 moradias devido problemas com a instituição financeira e empresa responsável pela obra, foram abandonadas e ficaram inacabadas.

O município, por sua vez, retomou o investimento e está entregando as unidades que foram construídas com recursos próprios, investimento na ordem de R$ 358.048,67.

Conforme o setor de engenharia, elas seguem o mesmo padrão das outras 30: possuem 41,57 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
A primeira beneficiária a receber a chave de sua casa própria foi Ivanete dos Santos, que agradeceu a todos os envolvidos pela iniciativa. “Estou muito feliz em poder entrar na minha casa, poder dar um lar para o meu filho. Agradeço a Deus pela chegada desse dia”, comentou ela.

Durante a solenidade, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) disse que a situação vivenciada em Bataguassu não é exclusiva do município.

No País, segundo o gestor, mais de 40 mil moradias se encontram na mesma situação e sem expectativa de serem retomadas pelo Governo Federal. “É algo inédito no País. É uma alegria poder entregar essas casas mesmo diante do “imbróglio” financeiro, econômico e jurídico que se arrastou por anos e que envolveu a retomada e conclusão delas. Assumimos a responsabilidade e estamos hoje realizando o sonho da casa própria dessas famílias”, frisou.

Caravina informou no evento que mais programas habitacionais devem ser entregues até o final do mandato do gestor, em 2020.

Segundo ele, já está em etapa de projeto a construção de mais 100 casas para Bataguassu além de que está sendo formatado um programa municipal que visa a doação de terreno para que os munícipes possam construir suas moradias. “Em Nova Porto XV, está em andamento o projeto Lote Urbanizado, que deve ser entregue em breve. Moradia representa dignidade. Nossa administração agora está focada em investir nesse setor”, pontuou.

Presente no ato, os vereadores Maurício do XV e Cleyton Rodrigo da Silva, representantes do Legislativo no Distrito parabenizaram a atual administração pelo compromisso com a comunidade diante da entrega das casas populares.

Participaram da solenidade o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Jaime Aragão; o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres, vereador licenciado Pastor Alessandro; e demais secretários Nilo José Perlin (secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente) e Carlos Roberto Pereira de Almeida (secretário municipal de Infraestrutura); o vereador Júnior Batata; o presidente da Colônia dos Pescadores Z-13, Geraldo Druzian; além de diretoras de escola, servidores públicos, imprensa local e população em geral.

Por Bianca Lima / Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu