Prevenção – Prefeitura desenvolve ‘Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose’ em Epitácio

0
648

A Secretaria Estadual de Saúde instituiu através da lei 6.526/2018, a semana que de 6 a 10 de agosto como a ‘Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose’, e diversas ações estão sendo realizadas com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a importância dos cuidados com o manuseio adequado dos domicílios, cuidados com os cães, sinais e sintomas da doença em casos de leishmaniose humana e canina.

No município de Presidente Epitácio as ações estão sendo desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado, pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Vetores de Presidente Epitácio – Covepe, Vigilância Sanitária e ESF’s.
Dentre as ações, estão previstas a intensificação nos trabalhos dos Agente de Controle de Vetores – ACV’s, panfletagens em locais de grande circulação de pessoas, cartazes, roda de conversa, palestras em escolas, orientações em unidades de saúde (Centro de Saúde, Laboratório Municipal, ESF’s), faixas de orientação, entre outros.

LEISHMANIOSE
A leishmaniose visceral (LV) foi diagnosticada no Estado de São Paulo em 1998. É causada por um parasito denominado Leishmania chagasi e transmitida para os cães e pessoas por um inseto muito pequeno chamado flebotomíneo, conhecido como “mosquito palha”, que costuma picar ao entardece e durante a noite. Suas larvas se desenvolvem na terra úmida, sombreada com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais em decomposição.

A LV humana é uma doença caracterizada por febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves podem aparecer sangramentos. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede de serviços do Sistema único de Saúde (SUS). Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Os cães infectados pelo parasito podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. Todos aqueles cães infectados, mesmo aqueles sem sintomas aparentes, são fonte de infecção para o inseto transmissor e, portanto, um risco para saúde de todos.

SINTOMAS
Os sintomas nos animais são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é através de exames específicos de laboratório.
Para tanto vale ressaltar que existe vacina para os cães no que tange a Leishmaniose e é estabelecido pela NOTA TÉCNICA N°11/2016/MAPA/MS o tratamento autorizado pelo Ministério da Agricultura.

CUIDADOS
O controle da LV é um desafio para todos, sendo importante que cada cidadão limpe seus quintais e jardins diariamente, recolhendo fezes de animais, folhas, folhagens, frutos apodrecidos para evitar a proliferação dos insetos. Deve-se ainda, manter os abrigos dos animais afastados da casa e sempre limpos.

Também são medidas importantes que contribuem para evitar o contato com os insetos a colocação de telas finas nas janelas e portas da casa. Cuidar da saúde e higiene dos animais e usar coleira ou produtos repelentes de insetos, além de não permitir que os animais fiquem soltos nas ruas. É muito importante que ao notar os sinais e sintomas seja nos animais ou em humanos, que procure imediatamente o serviço de saúde ou CCZ (Centro de Zoonoses) para as devidas providências.
AI PMPE / Priscilla Martins