Clubes Rotarianos reúnem-se para campanha contra Poliomielite

304

Com o objetivo de reforçar a conscientização da importância da vacinação contra a poliomielite e sarampo, todos os clubes de Rotary de Presidente Prudente se reunirão para ações durante os dias 6 a 31 de agosto em postos de saúde. Já o Dia D, será em 18 de agosto, com ação no Parque do Povo para chamar a necessidade da vacinação.
Nos últimos dias, levantou-se uma preocupação sobre queda no número de vacinação da poliomielite no Brasil. O Ministério da Saúde informou nesse mês de julho que 312 cidades do país estão com risco de surto de pólio, sendo 44 no Estado de São Paulo. Já o sarampo, são 677 casos confirmados. Preocupados com tais dados, clubes rotarianos de todo mundo decidiram se reunir para ação de conscientização.

Para o médico e integrante do Rotary Club Presidente Prudente Sul, Dauto Campos, boatos de adulteração em vacinas e falta de campanhas fizeram com que a cobertura vacinal caísse, inclusive em nas regiões de Betoneiras a Panorama e de Candido Mota a Euclides da Cunha. “Durante quatro semanas, realizaremos panfletagem em postos de saúde e no dia 18 de agosto faremos uma ação no Parque do Povo convidando a população para o alerta”, explicou o presidente do Club, Luis Henrique (gestão 2018-2019).

Mas a participação do Rotary na erradicação da doença é antiga. Nos meados de 1978/1979, o Rotary Internacional idealizou campanha de vacinação contra a poliomielite nas Filipinas, denominada “Polio 2005”, já que a meta era que no centenário do clube, em 2005, a doença fosse erradicada em todo o mundo.

Em 1991, a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Saúde) propuseram a continuação da campanha por meio da erradicação das doenças sarampo, tétano, coqueluche, tuberculose e varicela, titulada “Polio Plus”. A vista disso, o Rotary Internacional programa o investimento de 1 bilhão de dólares na campanha mundial, sobretudo nos países ainda endêmicos Afeganistão, Paquistão e Nigéria.
Assessora de Imprensa / Francinara Nepomuceno

Comentários