Em Sessão Solene, Caravina expõe ações da administração municipal

0
723

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) participou na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, da 1º Sessão Solene que marcou a retomada dos trabalhos do Poder Legislativo no município. Presidida pelo vereador Márcio da Farmácia, no ato, o atual presidente da Assomasul apresentou as ações executadas por sua administração municipal pelo sétimo ano consecutivo no ano de 2018 e o planejamento para 2019.

Na abertura, Caravina cumprimentou a todos os vereadores da 16ª legislatura, secretários municipais, servidores públicos, populares e demais autoridades presentes e destacou que 2018 foi um ano de realizações apesar das dificuldades financeiras no que se refere aos recursos para custeio acompanhando o cenário nacional.

O chefe do Executivo comentou que mesmo trabalhando com recursos limitados, o município se manteve cumprindo com os atendimentos e até mesmo ampliando-os nas mais diversas áreas, arcando rigorosamente com o pagamento de pessoal e fornecedores, além de manter os eventos tradicionais locais e propiciar a realização de investimentos em obras.

Ele citou que o orçamento executado em 2018 fechou no total de R$ 72.484.057,45 e que para 2019, o orçamento previsto é de R$ 83.399.219,32.

Com relação aos índices de aplicações obrigatórias, o município investiu em educação 37,61% – montante 12,61% a mais do que o obrigatório. Na saúde, o investimento chegou a 28,26%, número 13,26% maior que o preconizado.

Entre as ações executadas, o prefeito comentou que só na área da Saúde, foram entregues as obras do Centro de Diagnóstico por Imagem (Tomografia), que já ofereceu 414 procedimentos desde a inauguração do órgão no mês de outubro do ano passado; e a sede própria do Centro de Reabilitação Física Municipal.

Com relação às consultas médicas especializadas nas áreas de Cardiologia, Oftalmologia, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia, Vascular, Endocrinologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, houve uma ampliação de atendimentos que teve um salto de 11.679 no ano de 2017 para 15.176, em 2018.

Ainda no ano passado, em uma ação inédita, o município desenvolveu o Programa “Bataguassu Saúde em Dia”, que ofereceu atendimento nas especialidades de Oftalmologia, Ortopedia, Dermatologia, Endocrinologia, Vascular e Cirurgias Gerais, com a proposta de zerar a fila de espera por esses atendimentos. Um total de 3.834 pacientes foram atendidos em quatro meses de ação.

O prefeito salientou que prossegue focado em apoiar a geração de emprego e renda no município, buscando investidores que queiram se instalar no município. Prova disso são as concessões de direito real de uso de áreas do parque empresarial repassadas às empresas Regenfer Oxicorte Plasma e Lazer (previsão inicial de 50 empregos diretos); Fampav Concreteira (30 empregos diretos); Frigobata (50 empregos diretos); Serpentuário Garvil (10 empregos diretos), Araujo Pescados (50 empregos diretos); Frigorífico Best Fish Nova Porto XV (15 empregos diretos) e Vitor Marcelo Chaves (30 empregos diretos), empreendimentos que devem em breve iniciar operação no município.

Caravina também disse que irá trabalhar para a disponibilização de mais moradias para atender a população, propondo até executar a construção de casas próprias com recursos do município, o que será articulado em breve com representantes dos Governos Estadual e Federal para alinhamento.

Ao finalizar seu discurso, Caravina solicitou apoio dos vereadores para que o trabalho em prol do município seja feito através da parceria entre Executivo e Legislativo. “O objetivo em comum é trabalhar em prol do nosso município e com o apoio de vocês poderemos desempenhar um ótimo trabalho no decorrer deste ano”.

A próxima Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores está marcada para segunda-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 18h30 (horário Brasília).

AI PRESFEITURA BATAGUASSU / Fotos Assecom Prefeitura de Bataguassu